Uma energia limpa para todos
A energia solar é produzida a partir da radiação do sol que, por meio de placas específicas, a converte em energia térmica ou elétrica, comumente conhecidas como energia fototérmica e fotoelétrica, respectivamente. Seu futuro é promissor, uma vez que sua energia é renovável e sustentável.
A ENERGIA FOTOELÉTRICA
No caso da energia fotoelétrica, as placas utilizadas são chamadas de placas fotovoltaicas. Seu principal material é o semicondutor de silício. A radiação emitida pelo sol excita os elétrons do silício, deixando este material com elétrons livres, consequentemente gerando corrente elétrica.
Em alguns casos, a energia produzida por estas placas é armazenada em baterias elétricas, mas é um processo ineficiente devido ao alto custo. A opção mais adequada é a “venda de crédito” para a rede elétrica. Uma vez que você começa a produzir energia elétrica, alguns equipamentos adequarão essa energia para distribuí-la à rede elétrica, gerando um “crédito” em sua conta de energia, contabilizado por um relógio bidirecional. Então a todo o momento você estará “vendendo” sua energia produzida, sendo descontado apenas o valor da energia consumida em sua conta.
A ENERGIA FOTOTÉRMICA
Na energia fototérmica, a radiação do sol é armazenada em um material térmico, como os boilers, para posteriormente utilizá-la da forma mais adequada, até em momentos quando não há radiação solar (período noturno, por exemplo).
Em residências, ela pode ser utilizada para esquentar a tubulação de água para um banho mais quente, sem o consumo de energia elétrica, por exemplo.
Para geradores de energia, o material que armazena a energia térmica é de dimensões maiores e espelhos são utilizados para focar a radiação do sol neste material. A energia armazenada é utilizada para gerar o vapor que impulsionará a turbina geradora de energia.
Esta será uma das energias utilizadas no futuro por se tratar de uma energia limpa. De acordo com a professora de biologia Lana Magalhães, no site TodaMatéria, “[…] Enquanto a usina árabe produz cerca de 100 Megawatts, a americana abriga 300 mil espelhos para coletar a luz do sol, podendo produzir cerca de 392 megawatts de energia, fornecendo energia para 140 mil casas. Juntas, as usinas devem ajudar a reduzir quase 600 mil toneladas por ano de emissões de CO2.”. Isto já nos dá uma noção da eficiência e dos benefícios que esta energia nos fornece.
REFERÊNCIAS