Cuidados contra o Ransomware (“sequestrador de arquivos”)

Olá pessoal, tudo bem?

Estamos passando por aqui para alertar sobre um dos piores malwares que já aterrorizou o Brasil principalmente nos anos de 2016 e 2017, o Ransomware.

O Ransomware é um tipo de malware (malicious software – software malicioso) que funciona criptografando seus dados para que você não consiga visualizá-los ou acessá-los. O processo de criptografia acontece discretamente, de forma que a própria pessoa não perceba. Após a conclusão da criptografia, um pop-up é aberto informando-a que seu computador foi criptografado e que para ter seus arquivos de volta terá que pagar certo valor em bitcoin (moeda virtual de difícil rastreamento). Podemos dizer que este malware funciona como um sequestrador de arquivos, sendo necessário pagar uma quantia de alguma moeda pela recuperação dos seus dados.

Ele normalmente infecta computadores através de links suspeitos enviados por e-mails e redes sociais, sites maliciosos ou download de aplicativos vulneráveis. De acordo com o Kaspersky Lab, o Ransomware ataca principalmente setores de saúde, pequenas e médias empresas.

É difícil detectar o Ransomware, mas podemos nos prevenir. Para isto, é recomendado sempre ter vários meios de backups de vários dias de seu dispositivo (caso seja infectado, você terá várias opções para a recuperação de arquivos, além de recuperá-los de um determinado dia), ter programas e sistemas sempre atualizados, firewall ativado, possuir um bom antivírus e principalmente CONSCIENTIZAR, INFORMAR E ALERTAR as pessoas referente aos e-mails, links suspeitos, download de aplicativos vulneráveis e sites maliciosos.

Para adquirir mais informações e para ajudar as pessoas infectadas pelo Ransomware, foi criado o site No More Ransom. Ele foi fundado desde Julho de 2016 pela Europol, Politie, Kaspersky Lab e McAfee, com a ajuda da Amazon Web Services e da Barracuda. Após o lançamento do site, acolheram mais parceiros para o desenvolvimento de novas chaves e ferramentas de decifragem. Este site também tem o apoio de diversas agências policiais do mundo, agências europeias para a promoção em nível nacional e internacional, empresas no setor público e no setor privado.

Há diversos Ransomwares desenvolvidos, então foi criado também o site ID Ransomware para ajudar a detectar quais deles podem ter infectado o seu computador. Assim você saberá qual caminho deverá seguir.

Pessoal, em suma gostaríamos de alertar todos sobre nossa segurança, porque todos os dias podemos ser alvos de invasões. O Ransomware que começou com uma pessoa, hoje há várias outras pessoas fazendo o mesmo, uma vez que perceberam que estas invasões são possíveis. Os criminosos que programam esses softwares estão cada vez com mais tecnologia e a única coisa que eles precisam é de uma brecha para obter todas as nossas informações.

 

Muito obrigado pela leitura e um forte abraço!

 

 

REFERÊNCIAS

https://www.kaspersky.com.br/blog/brasil-e-pais-que-mais-sofre-com-ataques-de-ransomware-na-al/9626/

https://www.kaspersky.com.br/blog/dez-fatos-sobre-o-ransomware/4614/

https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/06/o-que-e-ransomware.html

https://www.nomoreransom.org/pt/prevention-advice.html

https://id-ransomware.malwarehunterteam.com/

Comments are closed.